Dia Mundial do Sono 19 de Março de 2021

Celebramos o Dia Mundial do Sono na sexta-feira, 19 de Março de 2021. Convidamo-lo a refletir sobre a qualidade do seu sono e a prestar mais atenção à higiene do sono, a fim de fomentar a sua saúde física e mental. 17 de Março de 2021 De acordo com a Sociedade Mundial do Sono, estudos demonstraram que horários regulares para dormir e acordar estão associados a uma melhor qualidade de sono em jovens, adultos de meia-idade e idosos. Estudos também mostram que as pessoas que mantêm um horário de sono regular têm melhor humor, um melhor desempenho psicomotor e um melhor desempenho académico. A Sleep Foundation (fundação do sono) afirma que prestar atenção à higiene do sono é uma das formas mais simples de se preparar para um sono melhor. Uma boa higiene do sono significa ter um bom ambiente no quarto e rotinas diárias que promovem um sono consistente e ininterrupto. De acordo com a Sleep Foundation, estes são sinais de má higiene do sono: Ter dificuldades em adormecer; Ter distúrbios frequentes do sono; Sonolência diurna; Falta geral de consistência na quantidade ou qualidade do sono. A Sleep Foundation recomenda que se tomem as seguintes medidas para praticar uma boa higiene do sono: 1. Defina o seu horário de sono Tenha um horário para se deitar e levantar; Dê prioridade ao sono; Faça ajustamentos graduais; Não exagere nas sestas; 2. Siga uma rotina noturna Mantenha a sua rotina consistente; Encontre 30 minutos para abrandar; Apague as luzes; Desligue os aparelhos eletrónicos; Experimente métodos de relaxamento; Não dê voltas na cama; 3. Cultive hábitos diários saudáveis Obtenha exposição à luz do dia; Seja fisicamente ativo; Não fume; Reduza o consumo de álcool; Reduza o consumo de cafeína durante a tarde e a noite; Não jante tarde; Restrinja a atividade na cama. 4. Otimize o seu quarto Tenha um colchão e uma almofada confortáveis; Use boa roupa de cama; Defina uma temperatura fresca mas confortável; Bloqueie a luz; Abafe o ruído; Tente atenuar os cheiros. É importante notar, que o ambiente e os hábitos podem ser adaptados e otimizados para uma melhor qualidade de sono. Contudo, não existem regras universais que possam ser aplicadas a todos. Cada pessoa deve descobrir a sua própria higiene de sono ideal. Portanto, vale a pena testar diferentes ajustes e ver o que o ajuda a dormir melhor e a criar as suas rotinas pessoais para dormir. Fontes: Higiene do sono Sleep Foundation (Fundação do Sono). 14 de Agosto de 2020 Dia Mundial do Sono World Sleep Society (Sociedade Mundial do Sono).

Dia Mundial do Sono 19 de Março de 2021