De acordo com um novo estudo clínico a Dieta Mediterrânica “verde” melhora os resultados da saúde

De acordo com os resultados do estudo clínico publicado no Heart Journal, a dieta mediterrânica "verde" pode ser ainda mais saudável do que a dieta tradicional mediterrânica. Os resultados foram divulgados na Healthline. Estudo baseado num ensaio clínico de 294 pessoas com obesidade moderada (IMC 31) e com duração de 6 meses. Os participantes, maioritariamente homens, com uma idade média de 51 anos. Como relata a Healthline, os participantes foram divididos em três grupos: O primeiro grupo recebeu orientações sobre o aumento da atividade física e orientações básicas para alcançar uma alimentação saudável. O segundo grupo recebeu a mesma orientação de atividade física mais conselhos sobre seguir uma dieta tradicional mediterrânica restrita de calorias. O seu menu era baixo em hidratos de carbono simples, rico em vegetais, e com aves e peixes a substituir carne vermelha. O terceiro grupo recebeu todas as anteriores, mais 3 a 4 chávenas de chá verde, bem como 28 gramas de nozes por dia. O menu diário também incluía 100 gramas de cubos congelados de Wolffia globosa (estirpe mankai cultivada), uma alta forma proteica da planta aquática lentilha de água. Os cubos foram tomados como um batido de proteína à base de plantas verdes como substituto parcial da proteína animal. De acordo com os resultados publicados no Heart Journal: O grupo mediterrânico “verde” perdeu uma média de 6,2 kgs em 6 meses. Equiparando-se com o grupo tradicional de dieta mediterrânica, que perdeu uma média de 5,4 kg, e o grupo de dieta saudável que perdeu 1,5 kg. O grupo mediterrânico verde teve uma redução média da circunferência da cintura de 8,6 cm. O grupo tradicional mediterrânico perdeu 6,8 cm, enquanto o grupo alimentar saudável perdeu 4,3 cm. O grupo mediterrânico “verde” obteve uma maior diminuição média do colesterol LDL de -6,1 mg/DL (3,7% em média). O grupo mediterrânico alcançou -2,3 mg/DL, enquanto o grupo de dieta saudável alcançou -0,2 mg/DL. O grupo mediterrânico “verde” alcançou uma pressão arterial média diastólica mais baixa (-7,2 mm Hg), contra -5,2 mm Hg para o grupo mediterrânico e o grupo de dieta saudável -3,4 mm HG. O grupo mediterrânico “verde” obteve uma maior diminuição da resistência à insulina em -0,77, contra -0,46 para o grupo mediterrânico e -0,27 para o grupo alimentar saudável. Por último, o grupo mediterrânico verde obteve uma maior queda na Pontuação de Risco de Framingham a 10 anos, em média de -3,7% contra -2,3% para o grupo mediterrânico e -1,4% para o grupo alimentar saudável. O estudo do Heart Journal conclui que: A dieta verde MED, complementada com nozes, chá verde e Mankai e mais baixa em carne/aves, pode amplificar os efeitos cardiometabólicos benéficos da dieta mediterrânica. Os nossos pensamentos: Tem havido um estudo significativo sobre os efeitos da Dieta Mediterrânica nos últimos 10-15 anos. O presente estudo contribui para estes, mostrando que a adição de chá verde, nozes e proteína vegetal à Dieta Mediterrânica parece melhorar os seus resultados. O chá verde é rico em polifenóis e uma importante fonte de antioxidantes. Tem demonstrado que estimula a atividade cerebral e aumenta a queima de gordura. As nozes também são uma boa fonte de antioxidantes, mais ómega 3 e podem controlar o apetite. Manter uma dieta mediterrânica ou mediterrânica “verde” está, naturalmente, entre os aspetos mais difíceis de um estilo de vida saudável. Mesmo para nós que vivemos no Mediterrâneo, manter uma vida sem stress, ter tempo para cuidar da nossa dieta e manter a forma física pode ser difícil. É por isso que recomendamos dois suplementos alimentares como suporte possível para melhorar o colesterol e a pressão arterial alta: CHO LEVEL Esta é uma combinação equilibrada do extrato de folha de oliveira, vitamina C e vitamina D que oferece uma forma natural de controlar e reduzir o colesterol alto. Os extratos de folhas de oliveira (Oleo europaea) reduzem o risco cardiovascular, reduzem a pressão arterial e eliminam os radicais livres. Leia mais TENSO LEVEL Se estiver preocupado com a pressão arterial alta e a hipertensão, recomendamos o TENSO LEVEL. Este é produzido a partir da EFLA 943, uma molécula patenteada na qual as folhas de oliveira são moídas em pó fino. Maximiza a concentração de oleuropeína, bem como outros polifenóis que demonstraram reduzir a pressão arterial. O Extrato de folha de oliveira demonstrou reduzir a hipertensão numa série de ensaios clínicos. Leia mais Como sempre, lembre-se que o suplemento alimentar não substitui o acompanhamento médico. Se tiver dificuldades com colesterol ou hipertensão, visite um médico ou especialista e faça uma monitorização completa da sua pressão arterial. É uma boa ideia fazer uma análise completa ao sangue, bem como análises cardiológicas, incluindo testes de stress, testes de eco/ecg e muito mais. Quanto mais cedo conseguir diagnosticar um problema, mais hipóteses tem de se curar através de uma combinação de medicação prescrita pelo médico, mudanças de estilo de vida e suplementos alimentares. Por favor, lembre-se: vivemos em tempos muito stressantes, e o COVID não está a ajudar. Cuide-se. Faça da sua saúde e bem-estar uma prioridade. Não dá para voltar atrás na nossa vida: aproveite ao máximo o que tem agora. Fontes: Tsaban G, Yaskolka Meir A, Rinott E, et al. O efeito da dieta mediterrânica verde no risco cardiometabólico; um julgamento controlado aleatório. Heart. Primeiro Publicado Online: 23 de Novembro de 2020. doi: 10.1136/heartjnl-2020-317802 Pratt, E. Mais boas notícias sobre o Mediterrâneo, dietas à base de plantas e asaúde intestinal. Healthline. Publicado online a 19 de Fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.healthline.com/health-news/more-good-news-about-mediterranean-plant-based-diets-and-gut-health

De acordo com um novo estudo clínico a Dieta Mediterrânica “verde” melhora os resultados da saúde