As 8 Dimensões do Bem-estar: desenvolver hábitos positivos para reforçar o nosso bem-estar individua

Quando falamos de bem-estar, normalmente pensamos em saúde física, nutrição, exercício e controlo de peso. Mas o bem-estar é muito mais do que isso. O termo bem-estar vai para além do físico, abrangendo o bem-estar mental e espiritual. Isto significa que é preciso cuidar do corpo, mas também investir na mente e nutrir o espírito. Debbie L. Stoewen é uma profissional da educação e especialista em bem-estar. É uma empresária, e facilitadora, empenhada em fazer avançar a saúde e o bem-estar das pessoas nos diversos campos da indústria, do mundo académico e da sociedade civil. Segundo Debbie, o bem-estar engloba oito dimensões mutuamente interdependentes: física, intelectual, emocional, social, espiritual, vocacional, financeira e ambiental. Estas são: 1. Dimensões Físicas Cuidar do seu corpo para se manter saudável agora e no futuro 2. Dimensões Intelectuais Crescer intelectualmente, mantendo a curiosidade sobre tudo o que há para aprender, valorizando a aprendizagem ao longo da vida, e respondendo positivamente aos desafios intelectuais Expandir conhecimentos e competências enquanto descobre o potencial para partilhar os seus dons com outras pessoas 3. Dimensões Emocionais Compreender e respeitar os seus sentimentos, valores e atitudes Apreciar os sentimentos dos outros Gerir as suas emoções de uma forma construtiva Sentir-se positivo e entusiasmado com a sua vida 4. Dimensões Sociais Manter relações saudáveis, gostar de estar com os outros, desenvolver amizades e relações íntimas, cuidar dos outros e deixar que os outros se preocupem consigo Contribuir para a sua comunidade 5. Dimensões Espirituais Encontrar propósito, valor e significado na sua vida com ou sem religião organizada Participar em atividades que sejam consistentes com as suas crenças e valores 6. Dimensões Vocacionais Preparação e participação em trabalhos que proporcionem satisfação pessoal e enriquecimento da vida que sejam consistentes com os seus valores, objetivos e estilo de vida Contribuir com os seus dons, capacidades e talentos únicos para um trabalho que seja pessoalmente significativo e gratificante 7. Dimensões Financeiras Gerir os seus recursos para viver dentro dos seus meios, tomar decisões e investimentos financeiros informados, estabelecer objetivos realistas e preparar-se para necessidades ou emergências a curto e longo prazo Estar consciente de que os valores, necessidades e circunstâncias financeiras de todos são únicos 8. Dimensões Ambientais Compreender como o seu ambiente social, natural e construído afetam a sua saúde e bem-estar Estar consciente do estado instável do mundo e dos efeitos dos seus hábitos diários sobre o meio-ambiente Demonstrar o compromisso para com um planeta saudável". Ao olharmos para estas oito dimensões do bem-estar, torna-se claro o quanto da nossa vida é governada por hábitos. Em alguns casos, podemos até descrever hábitos como arquétipos: padrões de comportamento tão enraizados que não os podemos mudar facilmente. Quais são alguns hábitos que nos podem ajudar a abordar as 8 dimensões listadas por Stowen? Bem, isto cabe a cada um de nós determinar individualmente. Mas olhando para estas dimensões, podemos facilmente começar a desenvolver hábitos positivos para reforçar o nosso bem-estar individual. Por exemplo: 1. Dimensões Físicas Cuidar do seu corpo para se manter saudável agora e no futuro Hábito-alvo: Ter pelo menos 7 horas de sono ininterrupto Como: Desligar a TV, o telefone, o computador e as redes sociais às 21:00 Tomar um duche ou beber um chá para relaxar antes de dormir Ler ficção para relaxar antes de dormir Fechar as cortinas do seu quarto Assegurar que a temperatura ambiente se encontra adequada às suas preferências Hábito-alvo: Fazer uma caminhada de 30 minutos entre o seu local de trabalho e a sua casa Como: Criar o hábito de não levar trabalho para casa consigo Antes de chegar a casa e de se sentar no sofá, coloque os seus sapatos e roupa de caminhar onde os consiga ver Encontrar um lugar seguro e atrativo para caminhar Convidar alguém para caminhar consigo para ter alguma pressão dos colegas para cumprir o horário Passo a passo, desenvolva os seus próprios hábitos para promover o bem-estar. Só temos uma vida para viver: não há segundas chances. Fique bem e mantenha-se saudável! Fontes: Dimensões do bem-estar: Mude os seus hábitos, mude a sua vida Debbie L. Stoewen. Agosto de 2017

As 8 Dimensões do Bem-estar: desenvolver hábitos positivos para reforçar o nosso bem-estar individua